QUER TER SUCESSO? CONHEÇA O BENEFÍCIO DA FELICIDADE!

 

Pessoas felizes é que são bem sucedidas e não o contrário!

Provavelmente você, assim como eu, aprendeu que para se ter sucesso em qualquer coisa é preciso trabalhar muito, se esforçar bastante, e então, um dia, quem sabe depois de atingir o tão desejado sucesso, você será feliz, certo? Errado! Realmente para se ter sucesso é preciso muito empenho, mas se você o atingir não necessariamente será feliz. Se assim fosse, qualquer pessoa que já tivesse passado por uma experiência de bater uma meta, ser vitorioso em uma prova, ou qualquer outro objetivo, seria uma pessoa feliz. Mas o que ocorre na verdade é que após cada meta atingida vamos empurrando para frente o dia que enfim poderemos ser realmente felizes! Quem nunca pensou que depois que conseguir comprar o carro sonhado vai ser muito mais feliz; ou depois que se formar na faculdade; depois de se casar; depois de ser promovido, depois, depois, depois…?!

Acontece que a ordem é inversa! Pessoas felizes é que são bem sucedidas e não o contrário! E se você acha que sou eu quem está dando um nó na sua cabeça, muito se engana, são as pesquisas científicas dos mais renomados centros de excelência (como Harvard, Stanford, etc) que comprovam que a felicidade é que leva ao sucesso.

A felicidade e o otimismo impulsionam a realização e o desempenho, proporcionando uma importante vantagem competitiva chamada por Shawn Achor de “Benefício da Felicidade”. Inúmeras pesquisas nas áreas de psicologia, neurociências e afins comprovam que trabalhadores mais felizes são mais produtivos, mais eficazes em posições de lideranças, recebem melhor avaliação de desempenho, fecham mais vendas e são melhor remunerados. Além disso, a felicidade melhora a saúde física, o que por sua vez, diminuí o número de absenteísmo, e nos mantém trabalhando mais tempo e com mais rapidez. Isso sem falar nos impactos da felicidade em nossa criatividade e capacidade de resolução de problemas. Pessoas felizes aumentam o número de possibilidades que seus cérebros processam, o que os torna mais criativos e abertos às novas ideias. Assim, de acordo com as pesquisas mais rigorosas e de vanguarda em neurociências, o cérebro feliz é mais inovador.

Afinal, por que você acha que empresas inovadoras como Google e Yahoo possuem mesas de pebolim (totó, para os mineiros), serviços de massagem, e guloseimas em seus ambientes de trabalho? Ou por que seus funcionários são encorajados a levarem seus animais de estimação para a empresa? Ou quem sabe até pegar uma onda, no meio do expediente? Sim, tudo isso já acontece nas empresas de vanguarda, de onde saem as soluções mais criativas e inovadoras para os problemas cotidianos (muitos deles ainda nem existem mas já são antecipados e solucionados por mentes positivas e brilhantes). Não se trata de uma questão de marketing, e sim do benefício da felicidade, que precede resultados e indicadores de prosperidade.

O nosso cérebro é configurado para apresentar melhores resultados quando está positivo, e não quando está negativo ou neutro. Hoje em dia isso é facilmente comprovado pela ciência. Mas sabe o que é melhor? É que podemos treinar o nosso cérebro para sermos mais positivos, e assim melhorarmos nossa produtividade e desempenho! Há um conjunto de ferramentas simples mas que trazem resultados incríveis em ajudar qualquer pessoa, independente de sua área de atuação, a elevar a cada dia seu nível de realização.

Então, quer aprender a capitalizar o benefício da felicidade e ser mais bem sucedido? Não perca o próximo post!