Psicologia e Comportamento do Consumidor

Para satisfazer necessidades e desejos dos clientes, é necessário um bom entendimento sobre as decisões e os comportamentos de consumo dos indivíduos. Compreender como e por que os indivíduos se comportam de determinadas maneiras em relação a produtos e serviços, não apenas é o desejo da maioria dos gestores de marketing, mas também de diversos pesquisadores e estudiosos do assunto. 

Neste contexto, a psicologia vem contribuindo fortemente para aumentar a compreensão dos fenômenos de consumo. Afinal, o comportamento do consumidor é uma parte do comportamento humano e não um comportamento único e isolado. Assim sendo, a partir do comportamento humano, é possível ter pistas, ideias sobre o comportamento de consumo.

Ao longo dos últimos 10 anos, Renata Livramento vem se dedicando ao aprofundamento das relações entre psicologia e comportamento do consumidor, sendo este o tema de sua dissertação de mestrado e tese de doutorado. Durante algum tempo, dedicou-se também à produção de artigos com esta temática para blogs e portais na internet. Alguns destes artigos você encontra aqui no site em "textos e vídeos", em linguagem acessível e formato descontraído. Além disso, Renata ministra diversas palestras sobre o tema, incluindo a perspectiva da educação para o consumo. O material de algumas destas palestras você encontra no link na aba "palestras."

Entre em contato aqui!