PRODUTOS PODEM GERAR EMOÇÕES

No outro falei sobre duas dimensões da imagem que influenciam nosso comportamento: a funcional e a cognitiva. Hoje falarei sobre as outras duas: a dimensão simbólica e a emocional.

A dimensão simbólica da imagem diz respeito ao que o produto/marca/loja ou serviço representa, significa para a gente. Por exemplo, um mesmo produto pode significar coisas diferentes para as pessoas. Um carro pode ser um meio de transporte para um, uma ferramenta de trabalho para outro, ou um símbolo de luxo e status para outro. Quem é que nunca se deu um presente de uma loja chique como forma de celebrar algo ocorrido?

Da mesma forma, o produto/marca/loja pode gerar uma emoção em você. Sabe aquela sua roupa que toda vez que você usa te faz sentir bem? Ou então aquela loja que mesmo você não freqüentando, te faz sentir mal só de passar em frente? Pois é, isso não são ”chiliques” seus, isso são as dimensões emocionais da imagem te influenciando.

E aproveitando a ocasião, o que dizer então do Reveillon? Já pensou nas dimensões simbólicas e emocionais que esta festa (e os produtos relacionados a ela) traz? Não tem aquela história de que amarelo significa dinheiro, rosa amor, branco paz e assim por diante? Isso sem falar nas diversas emoções que a data nos proporciona: esperança, alegria, entre outras.

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