O QUE É SUSTENTABILIDADE?

"Os consumidores já deixaram claro: preferem empresas que seguem princípios socio-ambientais. Algumas corporações entendram o recado e, além de se adequar ao mercado, apostam que a economia verde pode ser uma saída para o momento crítico atual." (Fonte: Meio & Mensagem nº 1362).

Leiam de novo a chamada do post. Alguma coisa errada?! Aparentemente não, as pesquisas comprovam a importância das práticas sustentáveis para o NEGÓCIO das empresas. E nessa "onda", muitas acabam de fato tendo ações e resultados muito bons... e o mundo agradece.

Mas eu gostaria de sugerir uma reflexão sobre o que estamos chamando de sustentabilidade. Será que nós, profissionais de marketing, estamos preparados para uma mudança de paradigma, ou vamos apenas adequar nossas práticas a esta "tendência"?! Afinal, o que significa ser uma empresa sustentável, ou um consumidor engajado em questões sócio- ambientais? Será que se levarmos nossas sacolas ao supermercado ao invés de usar as "terríveis" sacolinhas de plástico já estamos fazendo mesmo a nossa parte?! (De fato o plástico é bastante prejudicial à natureza, mas esse não é o ponto aqui). E aquele consumidor que usa roupa de tecido reciclado para tirar uma de "descolado"?! Será que a empresa que destina parte de seus investimentos a um projeto social de cunho bastante assistencialista está sendo sustentável?!

Podemos- e devemos!- levantar muitas questões. E a própria reportagem de onde esta chamada foi extraída já nos dá uma luz quando afirma:

" A trilha da sustentabilidade (...) é considerada muito mais uma mudança de mentalidade no modelo de gestão do que uma solução que exija pesados investimentos." (Fonte: Meio & Mensagem nº1362. Grifo meu.)

Pense nisso!!!